Secretaria de Desenvolvimento sedia 25º reunião da Comissão do Trabalho Decente paulista.

Foto principal
A CEETD, presidida pelo Conselheiro da FESESP, Edwaldo Sarmento, continua desenvolvendo projetos importantes, e, na última reunião contou com a presença de lideranças dos segmentos ligados à temática.
Confira a seguir a Ata da reunião de 21.11 p.p.:

RESUMO DA 25ª REUNIÃO DA CETTD/SDE/GOV.SP
DIA 21.11.2019.
SDE-CENTRO.

Aberta a reunião às 10h30min, a Coordenadora Layla Sueiro coloca a pauta em aprovação, considerando a importância da aprovação da Ata da 23ª Reunião da CEETD, a qual ainda estava pendente. Todos concordaram com a pauta colocada e aprovam a 23ª Ata pendente, conforme colocado. O Presidente fala da importância da 23ª reunião, considerando o quanto foi produtivo, realizada na sede da SDE na Cidade Universitária, cuja ata se compõe de nove páginas bastantes consistente e robusta de conteúdo, especialmente pela apresentação do POWER POINT do Projeto da Cooperativa Virtual dos Coletores de Equipamentos eletroeletrônicos – CPVL.
Voltando à pauta, o Presidente fala das considerações por ocasião do SIMPÓSIO EM CELEBRAÇÃO AO DIA 07.09.2019 INTERNACIONAL DO TRABALHO DECENTE, onde tivemos a honrosa presença do Diretor Geral da OIT no Brasil. O Dr. Martin Hann. Ato contínuo, disserta sobre as brilhantes palestras das entidades convidadas e, em especial a palestra do Dr. Eduardo Pastore que muito repercutiu sua preocupação, sobre a relação capital e trabalho, tendo como tema o sufixo “DOR” incluso nas classificações dessas relações, a saber: TRABALHA DOR E EMPREGA DOR.
Foi brilhante essa sua explanação, onde fica claro o quanto são complexas essas relações no mundo capitalista, especialmente para o momento atual de reformas econômicas do governo central.
Muito importantes às declarações dos líderes representantes dos Catadores de Resíduos em suas organizações. Foi interessante conhecer o quanto são organizados e produtivos nos seus propósitos de transformação desses insumos em riqueza, para a inclusão social de seus membros ativos.

Adriano Lateri, diretor da Central Força Sindical, fala da importância de resgatar o grande acervo construído ao longo da existência da CEETD, priorizando os próximos trabalhos da CEETD no ano de 2020, mais adiante diz da preocupação com as reformas do sistema sindical proposto pelo Governo central e cita que as centrais fizeram se presentes na proposta da PEC../2019 do Deputado Federal – DEM Marcelo Ramos.

Dr. Luís Carlos Binda, representante da Federação dos Produtores Rurais, fala da importância dos assuntos tratados na reunião, porem cita da necessidade de marcarmos uma reunião extraordinária para debatermos essas mudanças colocadas nas propostas de reforma do sistema sindical, considerando que isso tem tudo para impactar o emprego e trabalho decente.
Robson Mendonça, líder do Movimento dos moradores em condição de rua, fala de suas preocupações com as ações do governo no trato dessa delicada situação social, cita ainda sobre a precariedade dos indicadores utilizados pelo governo, para fazer o censo dessa população. Diz que dificilmente o governa retratar a realidade com a metodologia aplicada nas pesquisas.
Representando o Coordenador da SDE a assessora (CACAU), informa que esta em fase final, a contratação dos Diretores regionais de Governo nas 16 Regiões Administrativas do Estado, ocasião em que lembramos a todos os presentes, nossas preocupações sobre as instalações das comissões regionais da CETTD ao longo do Estado.
Dado o adiantado da hora, deu se por encerrada a reunião, as 12h30min do dia 21.11.2019.

São Paulo, 22.11.19.
CEETD.SDE.GOV.SP.

Mais fotos: