FESESP promove curso: Sindicatos 2018: Prestando Serviços & Gerando Receitas.

A primeira sessão do evento ocorreu no último dia 8/11, no auditório da CNS. O Presidente da FESESP, Dr. José Luiz Fernandes, agradeceu a presença dos dirigentes sindicais e aproveitou para dizer que, embora longe de ser literal, e parodiando a parábola de Schopenhauer, “os empresários parecem se comportar como os porcos no chiqueiro, que, no inverno rigoroso se juntam para compartilhar do calor de seus corpos, porém no verão se espalham, se esparramam e se refestelam na lama, cada um indo para o seu lado”. Como o filosofo alemão dizia “… cultivar um sentimento de proximidade e calor humano compassivo pelo outro, automaticamente coloca a nossa mente num estado de paz. Isto ajuda a remover quaisquer medos, preocupações ou inseguranças que possamos ter, e nos dá muita força para lutar com qualquer obstáculo que encontrarmos”. José Luiz ainda enfatizou “a necessidade da nossa união, agora mais do nunca”. A Fesesp vai continuar trabalhando para incentivar a união dos empresários de Serviços e favorecer a criação de mais e melhores serviços.

Os palestrantes Srs. Alexandre Luta e Mario Frassati, buscaram estimular novas ideias e atitudes de modo a que os Sindicatos incrementem a prestação de serviços para as empresas de sua base de atuação. Principalmente neste momento em que as contribuições podem deixar de ser compulsórias. Um dos objetivos foi fomentar o engajamento de cada gestor e colaborador com a nova cultura e metas que serão impostas, para a própria sobrevivência das entidades. Experiências e cases de sucesso foram discutidos. A participação de todos foi produtiva, segundo os promotores e a própria audiência.

A seguir, alguns depoimentos dos participantes:

Edwaldo Sarmento – Conselheiro FESESP e SINDIMEST “ importante parabenizar a FESESP por mais esse “goal”. Sabemos que, com a nova legislação que limita a Contribuição Sindical, se inicia uma grande batalha, rumo a auto sustentação das entidades sindicais. A palestra nos abriu maiores possibilidades nesse sentido”

Leonardo Ambrósio – Presidente SINDIPET “ … temos que “acordar” os sindicatos para que comecem a se mover e prestar mais serviços. Devemos mudar a imagem negativa que os empresários têm do sindicato e mostrar que o Patronal está realmente preocupado em atender as suas necessidades. Temos que trabalhar como uma empresa. Como facilitadores de negócios e criadores de oportunidades. Isso tudo foi colocado no curso, com muitos exemplos que podem ser implantados desde já, como é o caso do Selo de Qualidade. Já vamos trabalhar para colocar em prática. Parabéns.”

Sinclayr Luiz – Diretor do SEINESP “ Prestação de Serviços: tema importantíssimo para mudar a relação entre a FESESP, os sindicatos e seus associados. As apresentações nos deram um roteiro, mostraram objetivos para aglutinar forças em conjunto. Temos que dar continuidade às reuniões sobre este assunto e chamar outras entidades e empresas para que agreguem valor. Excelente!”

Armando A.P. Campos Mello – Diretor Executivo SINDIPROM “ Grande momento da Federação em propiciar informação e abrir debate entre seus afiliados, em uma circunstância em que o conteúdo das apresentações tem que receber todo o destaque neste Mundo Novo sindical que estamos vivendo… ah … e a merenda também estava ótima! Rsrsrs.”

Cristiane Sciannelli – Diretora SICON “ … evento muito interessante, no aspecto geral, em função do tema relevante que é a prestação de serviços. Saímos com várias informações importantes que nos fazem pensar e colocar em prática. Dicas sobre organização e planejamento, por exemplo, vão servir de apoio. A ideia do Estudo Setorial será um dos pontos que vamos avaliar de imediato.”

Veja mais fotos: