Retomada dos trabalhos do Fórum das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, em Brasília, conta com o apoio da CNS.

2c4f5050-79a2-451e-90bc-834f6ebf2833

Cerimônia no Palácio do Planalto, realizada no último dia 23 de março, contou com a participação do Dr. José Luiz Fernandes. Além de manifestar o apoio da Confederação Nacional de Serviços (CNS) e da Federação de Serviços de São Paulo (FESESP), agradeceu ao convite para integrar o Comitê Temático de Tecnologia e Informação, colocando as entidades que dirige à disposição do Fórum. O presidente da FESERV DF, Sr. João Adilberto P. Xavier, também esteve presente à solenidade, ao lado do presidente José Luiz.

Artigo Publicado: 24/03/2017 11h24

FONTE: Portal Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa – Presidência da República .

Fórum Nacional das MPEs retoma suas atividades.

Com foco no fomento da economia por meio das micro e pequenas empresas, Secretaria articula diálogo com representantes do segmento

A Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) promoveu, na manhã desta quinta-feira (23), a retomada do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE), com a 1ª plenária de 2017, durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. A última reunião do Fórum havia ocorrido ainda em 2014.

O Secretário Executivo do MDIC, Marcos Jorge, representando o Ministro Marcos Pereira, os presidentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos e da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, Deputado Federal Jorginho Mello, compuseram a mesa de abertura, juntamente com o secretário especial da MPE, José Ricardo Veiga.

O Fórum tem entre suas principais funções assessorar e acompanhar a implementação das políticas públicas de apoio e fomento às micro e pequenas empresas (MPEs).

Órgãos governamentais, entidades privadas de representatividade do segmento das MPEs e bancos com atuação nacional, que são membros efetivos do Fórum Permanente, estiveram presentes na solenidade.

O secretário-executivo do MDIC, Marcos Jorge, explicou o objetivo do FPMPE. “É um espaço de interlocução entre o Governo Federal, instituições nacionais de apoio à representatividade da MPEs e Fóruns regionais das 27 unidades federativas”. Sobre o segmento, ele ainda ressaltou que as MPEs contribuem para a diminuição de desequilíbrios regionais. “Por estarem presentes em todo o território nacional, as MPEs propiciam forte geração de emprego e distribuição de renda nas regiões em que estão inseridas”.

O secretário especial da Micro e Pequena Empresa e presidente do Fórum, José Ricardo Veiga, agradeceu a presença de todos os membros e autoridades e destacou: “o Fórum existe para gerar subsídios para o trabalho da SEMPE, que vai refletir no aprimoramento da política pública”.

Os membros do Fórum vão se reunir em plenária duas vezes ao ano, em Brasília, sob coordenação da SEMPE. A próxima reunião está marcada para o dia 5 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. No intervalo entre as plenárias, acontecerá intensa atividade nos cinco Comitês Temáticos que fazem parte da estrutura do Fórum.